Últimas do Twitter
Conheça um novo método para medir a relação entre peso e altura http://t.co/73OLhaU4 Aumento no número de casos de diabetes entre os homens está relacionado à obesidade http://t.co/qPdRYyne Casos de sinusite aumentam durante outono e inverno; saiba como combater http://t.co/l8uRxHrE
Últimas do Blog

Por que o colesterol aumenta no sangue?

O colesterol é uma importante substância para nosso organismo, pois é um componente para a fabricação de hormônios e outras substâncias vitais para o funcionamento adequado de nossos organismos. Tanto assim que 70% do colesterol de nosso organismo vêm de … Continue lendo

Voltar

Hábitos adequados evitando o câncer

A nossa insistência na mudança de hábitos, para que se busque melhor qualidade de vida, tem cada vez mais evidências consistentes. Os institutos internacionais que promovem e avaliam as pesquisas e as ações para a prevenção do câncer divulgaram um relatório que mapeou a possibilidade de prevenção de tumores em vários países incluindo o Brasil.

Este estudo analisou 7 mil trabalhos sobre a incidência de tumores da boca, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, cólon, rins, pulmões, fígado, próstata, mama e útero. A análise do comportamento dos pacientes foi a base do relatório da probabilidade de prevenção, não incluindo o tabagismo (responsável por 25% dos casos descritos).

No Brasil quase 20% dos tumores poderiam ser evitados se as orientações fossem adotadas pelos pacientes. Os tumores que seriam evitáveis como o de mama e do cólon são, respectivamente, 28 e 37% dos casos. A alimentação balanceada é uma forma de prevenção para o câncer do cólon, pois as fibras vegetais protegem o intestino com muita eficiência. Os vegetais e verduras com caroteno destroem as células precursoras dos tumores e impedem a agressão às células normais.

O relatório chama a atenção para a agressividade das bebidas alcoólicas nos tumores de boca, esôfago, faringe e laringe. Estes tipos poderiam ser evitados em mais de 60% dos casos. As gorduras, como da carne, leite e manteiga são os vilões no desenvolvimento do câncer de mama. Várias são as substâncias presentes na alimentação que podem colaborar na prevenção dos tumores.